O Espetáculo

 Pedacinho de Tudo

Apresentação

    A Tecer Teatro em parceria com a multi artista Cristine Conde, pesquisadora do teatro de formas animadas, apresentam uma pequena fábula com inspiração na própria infância de Cristine. Neta de costureira, seu brinquedo favorito era o fardo de retalhos coloridos, no meio do qual sua avó a colocava para brincar. Um mundo inebriante de possibilidades para uma criança pequena. A partir dessa lembrança tudo se revela, desde os caminhos pessoais, com trinta anos dedicados ao teatro, ao tecido como matéria prima, à pesquisa de figurino e à cenografia como objetos manipuláveis, e ao entendimento de que tudo se constrói com pedacinhos: a vida, os sonhos, quem somos e a nossa história.

    "Pedacinho de Tudo" é uma fábula multicolorida contada através do Teatro de Objetos, onde pedacinhos de tecido contam suas histórias e remetem a lembranças queridas; onde nascem bonecas feitas de sonhos, nuvens, festas de aniversário e afeto. Onde nada nunca morre, mas sempre se transforma em outras coisas: em lembranças, memórias, saudade e, porque não, em outras e outras e outras bonecas.

    Cristine Conde e Fabiana Ferreira (fundadora da Tecer Teatro), ambas multi artistas, trabalham juntas há mais de 20 anos, uma parceria que já realizou vários espetáculos de destaque no teatro curitibano. Desta vez as duas trocam de funções. Cristine atua como atriz e Fabiana como diretora de cena. Uma evolução natural de uma parceria de tantos anos, agora num aperfeiçoamento dessa pesquisa em teatro de animação de objetos que avança junto da maturidade artística e experiência de vida das artistas.

    A Tecer Teatro desenvolve pesquisa em teatro para crianças desde a sua fundação. Ao longo de seus 20 anos de existência, com uma vasta produção teatral que inclui espetáculos e eventos como mostras e festivais, a Tecer Teatro é um grupo coeso e de pesquisa sólida. A Tecer Teatro aproxima da arte e da cultura pessoas de todas as idades e classes sociais, principalmente da cidade de Curitiba e do estado do Paraná, realizando um trabalho arte educativo de inclusão, democratização do acesso a arte e fomento da economia criativa.

Classificação indicativa – livre e especialmente dirigido ao público de crianças de 04 a 09 anos.

Duração – 40 minutos (30 minutos de peça e 10 minutos de interação com as crianças)


Histórico

    Este espetáculo estreou em agosto de 2024, no Teatro Piá, em Curitiba, viabilizado através de edital público do Fundo Municipal de Cultura de Curitiba. 

    Realizou nova temporada no Teatro Novelas Curitibanas, em Curitiba, em outubro de 2024.

    Fará nova temporada no Teatro do Piá, em Curitiba, em março de 2025.



Concepção e Direção de Arte

    O cenário e o figurino do espetáculo, bem como todos os elementos que se vê em cena, é o resultado de uma pesquisa de vinte anos.

    Desde os primeiros espetáculos, há uma busca em experimentar modos de apresentar a ideia da empanada do Teatro de Formas Animadas de forma integrada à cena.

    Da mesma forma é também integrado à cena o ator / manipulador, que está sempre visível.

    A pesquisa se dá em neutralizar todos os elementos em cena através da escolha de uma cor ou tonalidades únicas, em detrimento dos objetos ou bonecos.

    No caso do “Pedacinho de Tudo” a cor escolhida é o azul em suas variadas nuances e os objetos são multicoloridos, com ênfase nas cores quentes (carmim, laranjas, amarelos) e outras cores de transição (rosas, violetas, lilases e também verdes), fazendo com se destaquem do fundo.

    Somado a isso, temos a concepção que baseia-se na escolha / tema do espetáculo, retalhos de pano.

    Por esse motivo, para além da ideia de neutralidade, busca-se nos tecidos uma grande riqueza de tons e texturas as mais variadas, no âmbito da paleta de cores escolhida, e o que se vê é um verdadeiro tesouro feito de pedacinhos cuidadosamente escolhidos.


Cenografia

O ambiente cenográfico é composto por:

- Uma cortina estreita (2,00 m largura x 4,00 m altura) de fundo, feita de tiras de tecidos azuis;

- Um tapete redondo (3,00 m diâmetro), em tricô de tiras de tecido;

- Longas tiras estreitas de tecidos variados formam uma espécie de moldura da frente do palco, tiras estas onde estão presos retalhos de tecido. Essas tiras atravessam o ambiente, dando uma ideia de tenda ou ninho, e promovendo sensação de aconchego.

- Um banquinho de criança.

Todos esses elementos são azuis em suas mais diversas tonalidades.

- Um grande fardo vermelho está inicialmente amarrado, mas logo é aberto e dele saem retalhos coloridos, fitas e bonecas.


Figurino

    Composto por calça longa e ampla e uma bata, ambas em linho. Todas as peças foram tingidas em azul turquesa, com leve degradê em verdes e violetas. A atriz estará descalça.


Adereços

    A história é contada através de retalhos de tecido / objetos, de muitas cores e texturas, que fazem a representação das várias imagens que surgem ao longo do texto. Esses tecidos/ objetos, quando manipulados, são formas vivas que ganham novos sentidos e significados poéticos.

    Os retalhos de tecido ganham a forma de uma figura, uma boneca feita de muitos pedacinhos: raças, origens, cores e memórias.

    Ao final do espetáculo outras bonecas similares surgirão, representando as transformações que todos nós atravessamos, o ciclo natural da vida, o morrer e o renascer.


Trilha sonora

    O processo de criação da trilha sonora está diretamente ligado ao processo criativo da dramaturgia da peça.

    A música foi especialmente composta para o espetáculo, criada através de pesquisa sonora, a partir da voz da atriz e de objetos sonoros. É executada ao vivo pela atriz e conta também com parte gravada em estúdio.

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